BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça


BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

O rendimento de carcaça é uma conversa que gera muita polemica na pecuária de corte. O que ocorre é que compradores querem pagar menos pela matéria prima e os pecuaristas tentam o maior valor possível pela venda do seu produto.


Definição de carcaça

Entende-se por carcaça, o bovino abatido, sangrado, esfolado, eviscerado, desprovido da cabeça, patas, rabada, glândula mamaria (fêmea), verga e testículos (macho). Após a sua divisão em meias carcaças, retiram-se ainda os rins, gorduras peri-renal e inguinal, ferida de sangria, medula espinal, diafragma e seus pilares.
A cabeça é separada da carcaça entre o osso occipital e a primeira vértebra cervical (atlas). As patas dianteiras são seccionadas à altura da articulação carpo-metacarpiana e as traseiras na articulação tarso-metatarsiana”.


Link: https://youtu.be/BoIxmlt562Y


Definição de meia carcaça

Resulta do corte longitudinal da carcaça, abrangendo a sínfise isquio-pubiana, a coluna vertebral e o esterno.

Definição de rendimento da carcaça

O rendimento da carcaça é mensurado através da relação entre o peso do animal vivo e o peso da carcaça, endo expresso em porcentagem.

Calculo de rendimento de carcaça

O rendimento é calculado dividindo-se o peso da carcaça (soma das duas meias carcaças resultantes do abate) pelo peso vivo do animal. Multiplicando-se o resultado dessa divisão por 100, teremos o rendimento expresso em porcentagem.

Exemplo:

  • Peso vivo do bovino (PV): 600 Kg
  • Peso da carcaça (PC): 320 Kg
  • RC = (PC / PV) X 100
  • RC = (320 / 600) X 100
  • RC = 53,3 %

Variáveis que impactam no rendimento de carcaça

Composição da carcaça. composta principalmente da porção muscular, dos ossos e da gordura, sendo a gordura o mais variável dos três componentes, sendo o que mais exerce influência no rendimento.

Fatores relacionados com o rendimento de carcaça

Fatores estão relacionados ao rendimento, dentre os quais os mais importantes são: o grau de acabamento (a quantidade de gordura), o tipo da dieta, o sexo e a raça.

Peso vivo

O aumento do peso vivo favorece o aumento no rendimento; porém, após atingir o peso adulto o maior rendimento se dará mais pelo acumulo de gordura.

Manejo pré-abate

Alguns procedimentos anteriores ao abate exercem influência no rendimento, sendo eles: o acesso a água e alimentos, o tempo de jejum antes da pesagem (quanto maior o tempo e distância transportada, maior o rendimento).

Raça 

Britânica apresentam uma deposição de gordura mais intensa, apresentam rendimento de carcaça superior às raças de origem continental, principalmente em razão da maior quantidade de gordura na carcaça.

Idade

Conforme a idade do animal aumenta, o rendimento da carcaça também aumenta. Após atingir a idade adulta o aumento no rendimento é menor e mais relacionado à quantidade de gordura.

Sexo

Diferenças observadas no rendimento das carcaças de machos inteiros e castrados (novilhos) são pequenas, com alguns trabalhos relatando um rendimento ligeiramente superior para os inteiros. Novilhas apresentam maior rendimento que os machos devido ao maior acúmulo de gordura em suas carcaças.

Tipo de dieta

Quanto maior a quantidade de concentrados na ração, maior será o rendimento da carcaça. Animais recebendo alto teor de volumosos apresentam uma grande quantidade de conteúdo gastrintestinal, diminuindo assim o rendimento.



Texto: Marcelo Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal

AVICULTURA | Carne de Frango tem Hormônio?