BOVINOCULTURA | Pressão de Seleção

PRESSÃO DE SELEÇÃO

A seleção é o processo que dá preferência a certos indivíduos para a reprodução da geração seguinte. E ao falarmos em seleção falamos da modificação genética de uma população por meio de um processo de seleção artificial, fazendo com que os animais que detenham as características de interesse econômico venham a se reproduzir com maior intensidade aumentando a frequência dos genes que essas características na população.


Já a pressão de seleção é um fator que mostra o percentual de animais que foram avaliados, aprovados e que se juntaram ao grupo de reprodutor. É possível compreender com maior facilidade se levarmos em consideração que um pecuarista trabalha com uma pressão de seleção de 20%, isso significa que ele aceita somente 20% dos animais nascidos de cada safra como reprodutores, descartando os demais 80%. 
Um modelo bastante utilizado é realização de uma primeira seleção ao desmame e uma segunda ao ano ou sobreano. E para obter sucesso na escolha dos futuros reprodutores utiliza-se os relatórios dos programas de melhoramento genético contendo a genealogia, os fenótipos,  DEPs e Índices, para que em cada fase permaneça no rebanho apenas os animais que atendam os critérios de seleção.  


Material para avaliar o evolução e desempenho do rebanho:


Fonte: Marcelo Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal

BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

HETEROSE - Melhoramento Genético Animal