Importância da habilidade materna na bovinocultura de corte

Atualmente as características relacionadas à eficiência produtiva e reprodutiva, principalmente em bovinos de corte criados a pasto são de grande importância quando se deseja um sistema de criação eficiente. O que não podemos esquecer é que as variações de ambiente e clima podem influenciar no desempenho genotípico e fenotípico dos animais, comprometendo a competitividade, produtividade e eficiência do rebanho.


As características fenotípicas de valor econômico são influenciadas por um componente genotípico, constituído por variância genética aditiva e variâncias genéticas não aditivas, componente ambiental permanente e temporário e a interação entre a variâncias genéticas e os efeitos ambientais. Levando em conta a grande importância das características fenotípicas, é necessário maior atenção ao ambiente materno, pois este pode influenciar a expressão do potencial da progênie tanto na fase pré-natal quanto na fase pós-natal, é primordial à realização de manejos adequados nesta última fase com o intuito de reduzir os impactos dos efeitos ambientais que dificultam a expressão das características fenotípicas oriundas da habilidade materna.

Características de habilidade materna como maternal para peso aos 120 dias de idade (MP120) e maternal para peso aos 210 dias de idade (MP210) que permitem avaliar o ganho de peso da progênie, devido à habilidade de produzir leite apresentado pela fêmea, possuem correlação positiva com as características de crescimento ao sobre ano, como peso aos 365 dias de idade (P365) e peso aos 450 dias de idade (P450), que possuem grande importância econômica no sistema de criação de bovinos de corte, pois expressa o potencial de ganho de peso no período pós-desmama.

Desta forma a melhoria de todo o ambiente de criação é essencial para que todo trabalho realizado através da seleção, acasalamentos e cruzamentos obtenham o sucesso, pois um animal com genética de qualidade necessita de um ambiente com qualidade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal

BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

AVICULTURA | Carne de Frango tem Hormônio?