Benefícios com a implantação da estação de monta em bovinos de corte


Atualmente os principais desafios que o Brasil enfrenta são os de conseguir manter ou aumentar a produtividade de alimentos, inclusive alimentos de origem animal e produzindo de forma sustentável. Para melhor desempenho produtivo devemos sempre nos atentar aos índices reprodutivos, e a estação de monta (EM) é uma das primeiras medidas de manejo a ser implantada em uma fazenda quando se quer melhorar a eficiência reprodutiva.

Os principais objetivos da estação de monta é aumentar a eficiência reprodutiva das fêmeas, concentração dos nascimentos em um determinado período, aumento do volume de animais para comercialização, possibilita a seleção de matrizes e coleta de dados para controle zootécnico. A estação de monta inicia no período do ano com melhor qualidade e maior disponibilidade de pastagem, proporcionando melhor condição corporal para o restabelecimento da atividade reprodutiva de fêmeas e também reprodutores. Uma estação de monta bem planejada possibilita maximizar os índices de reprodutivos, devido à alta viabilidade embrionária.

Algumas vantagens da implantação da (EM) é o aumento da pressão de seleção sobre as fêmeas, permitindo retirar do rebanho as fêmeas que não emprenharam no prazo definido. De acordo com a redução da duração da estação de monta, maior será a pressão de seleção em cima das fêmeas testadas. Ela também facilita os processos de seleção no rebanho, criando grupos de contemporâneos, permitindo comparar e selecionar os melhores animais dentro de cada grupo. Outra vantagem é a possibilidade de realizar diferentes praticas de manejo em um determinado período, tais como, a desmama precoce, permitindo um retorno mais cedo das fêmeas a reprodução, a suplementação de acordo com o nível de exigência do grupo, os esquemas de vacinação e desvermifugação, visando à redução da taxa de mortalidade e consequentemente o aumento do peso a desmama devido a redução dos efeitos de ambiente materno.


Passos realizados para implantação da estação de monta:

         Produtores que manejam os touros na vacada durante todo o ano, devem iniciar com uma estação de monta de seis meses com redução gradativa, para que não haja prejuízo na produção de bezerros.

·      No primeiro ano a estação inicia em novembro e finaliza em abril;
·      No segundo ano, ela pode ser reduzida para quatro meses, de novembro a fevereiro;
·      No terceiro ano, ela reduz para três meses, de novembro a janeiro. 


           É importante ressaltar que não existem soluções que mudaram o cenário da propriedade de um ano para outro. Porém o somatório de todas as atividades realizadas, como as atividades de manejo sanitário, nutricional, os processos de seleção e controle zootécnico, levarão a pequenos avanços que quando somados podem maximizar os ganhos de produtividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal

BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

HETEROSE - Melhoramento Genético Animal