A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal


     A herdabilidade expressa grau de semelhança entre a progênie e seus pais para uma determinada característica, ela é expressa através da regressão da variância genética do individuo sobre sua variância fenotípica, isso no sentido amplo, já no sentido restrito utilizasse a regressão da variância genética aditiva sobre a variância fenotípica.

Amplo: h2 = S2 G / S2
Restrito: h2 = S2 Ga / S2 P


     A herdabilidade pode ter variações entre 0 e 1, podendo ser dividida como baixa, média alta e alta herdabilidade.

  • Características reprodutivas: baixa herdabilidade (0 a 0,20);

     Ex.: Intervalo entre partos - Idade ao primeiro parto.

  • Características de crescimento e produtivos: média a alta (0,20 a 0,40);

     Ex.: Produção de leite – Peso ao desmame - Peso aos 365 dias.

  • Características relacionadas com a qualidade: alta ( > que 0,40).

     Ex.: Espessura de gordura - Rendimento de carcaça  - Conformação.

h2 Baixa: Seleção com baixa eficiência, mas pode-se trabalhar as características de baixa herdabilidade através da correlação com características de media a alta herdabilidade.
h2 Alta: Seleção com alta eficiência, pois grande parte da característica é influenciada por efeitos genéticos (G) e com baixa interferência dos efeitos ambientais (E), dessa forma é possível maximizar o ganho genético das características definidas no critério de seleção.

Se a herdabilidade da característica for zero ou próxima de zero, isso indica que a variação fenotípica observada entre os animais do grupo avaliado é pouco explicada pelo efeito genético aditivo, sendo uma variação ocasionada devido os efeitos ambientais.

Se a herdabilidade da característica for mais próxima de 1, indica que a variação fenotípica observada entre os animais do grupo avaliado é em sua maior parte explicada através do efeito genético aditivo.


     Com a utilização da herdabilidade podemos estimar o ganho ou progresso genético que será alcançado através da seleção para as características desejadas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

HETEROSE - Melhoramento Genético Animal