BOVINOCULTURA | Influência do melhoramento genético na pecuária de corte


O Brasil destacou-se no cenário mundial como um dos maiores fornecedores de carne bovina do mundo, com rebanho bovino que supera 226 milhões de cabeças, exportando 19,2% da carne consumida no mundo e constituindo 22,6% do total de bovino do planeta.

Porém, apesar do enorme potencial produtivo, a remuneração obtida pelos produtos e subprodutos cárneos bovinos brasileiros ainda é relativamente baixa. Esse fato pode ser atribuído à menor maciez e reduzido teor de gordura entremeada quando comparado à carne de bovinos de raças taurinas selecionadas a muito mais tempo para melhoria da qualidade da carne.

Para atender as exigências do mercado consumidor, cresce a busca por ferramentas que possibilite acompanhar e alavancar o desenvolvimento do rebanho. Com isso os programas de melhoramento genético animal buscam auxiliar os produtores através da disponibilização de ferramentas de seleção e acasalamento, almejando alavancar o progresso genético das características de interesse econômico tendo reflexo positivo na remuneração dos produtores.

Conhecer a fundo os rebanhos é um dos passos para se promover o progresso genético. Para isso faz-se necessário identificar o potencial produtivo dos animais por meio de coletas de dados genéticos e fenotípicos, avaliando características de interesse econômico como as de crescimento, reprodutivas, composição de carcaça e morfológicas. A avaliação exploratória das informações e estimação dos valores genéticos, realizadas a partir de modelos matemáticos, auxilia os criadores na seleção dos animais através da disponibilização dos dados genealógicos, fenotípicos e genéticos.

Após o trabalho de coleta de dados e manipulação dos mesmo os programas de melhoramento genético disponibilizam as Diferença esperada da Progênie (DEP), este conceito representa a capacidade de transmissão de uma característica pelo indivíduo. A DEP pode ser descrita como a predição do mérito genético médio dos gametas produzidos por um determinado indivíduo, seja ele um touro ou uma vaca, podendo ser dividida em características de crescimento, reprodutivas, ultrassonografia, composição de carcaça e morfológicas e também pode ser dividida DEP de efeito direto e materna, pedigree, interina, de progênie e genômica.

Com a evolução dos sistemas de produção e tecnologias incorporadas como a utilização dos marcadores moleculares, permitiu análise e identificar genes para características genômicas que possuem interesse econômico, sendo o Programa Nelore Brasil da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), pioneiro no Brasil na análise e utilização da tecnologia.

As DEPGs são estimadas com a inclusão das informações de Predição do Valor Molecular (MVPs), juntamente com as informações de pedigree, desempenho próprio e de progênie dos animais, o que possibilita o aumento da acurácia das DEPs devido ao grande número de informações obtidas. E compondo essas informações estão os dados dos animais, de propriedades participantes do programa de melhoramento, peso corporal, perímetro escrotal, ultrassonografia de carcaça e avaliações morfológicas. Todas estas informações são de suma importância para a estimação dos valores genéticos e disponibilização das DEPs.

Após a associado as informações de pedigree e as avaliações genéticas, os dados fenotípicos dos animais serão utilizados pelo criador para decidir quais animais serão mantidos no rebanho como reprodutores e matrizes, bem como quais animais serão comercializados (Tabela 1).



A partir da classificação dos animais para as características demonstradas na Tabela 1, de peso corporal e perímetro escrotal foi possível identificar os animais superiores e elite para cada característica, facilitando a identificação dos melhores animais avaliados na safra. Os dados fenotípicos coletados juntamente com as informações de pedigree, avaliação genética e auxilio da genômica oferecem ao produtor maior confiabilidade para seleção e acasalamento dos animais.

Dessa forma a avaliação de características tipo crescimento, reprodutivas e de carcaça, a análise de dados produtivos e a produção de relatórios são de suma importância para compreender o funcionamento dos processos de seleção promovendo o melhoramento genético de bovinos de corte. Informações estas que são de grande importância para auxiliar o produtor a produzir carne bovina e animais melhoradores com maior eficiência e qualidade obtendo maiores lucros na atividade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal

BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

AVICULTURA | Carne de Frango tem Hormônio?