AVICULTURA | Carne de Frango tem Hormônio?

AVICULTURA | Carne de Frango tem Hormônio?






Blogger | M. F Santos

Acurácia Zootécnica | Goiânia, Goiás


25 de setembro de 2018


Na criação de frango utiliza-se hormônios de crescimento? Como os frangos crescem tão rápido? Estas são perguntas que martelam a cabeça de muitas pessoas, então decidi explicar como funciona o processo de criação de frangos destinados para produção de carne, “aquele delicioso peito de frango gostoso e de fácil preparo”.
Para que o frango cresça rapidamente, chegando mais cedo ao abate e logo após chegando na mesa dos consumidores é necessário uma série de atividades que envolvem desde a escolha da genética a ser utilizada, sendo selecionados Bisavós, avós e matrizes que darão origem aos pintainhos que logo se transformam em frangos pronto para o abate e consumo.

Então vamos ao esclarecimento da primeira questão. Na criação de frango utiliza-se hormônios de crescimento? Não pessoal, na criação de frangos de corte não se utiliza hormônios para potencializar o crescimento das aves haja visto que o tempo de criação das aves, de 1 dia de idade que é quando elas chegam as granjas até o abate por volta de 40 a 45 dias não é o suficiente para que os hormônios atuassem no crescimento, outro fator que elimina de vez essa hipótese é que para que as aves tivessem um crescimento acelerado com a utilização de hormônios elas precisariam de espaço para se locomover e exercitar, pois como na criação em sistema intensivo as aves permanecem em repouso, tendo em média um espaço de uma olha A4 por ave nos galpões durante sua vida produtiva os hormônios não teriam efeito algum, além da utilização dos mesmos ser proibida por uma Instrução Normativa do Ministério da Agricultura. 
Aproveitando o gancho da primeira resposta vamos ao esclarecimento da segunda pergunta. Como os frangos crescem tão rápido? Com o passar dos anos os frangos “aqueles que nossos avós criavam soltos no quintal” passaram por um processo de seleção e cruzamento para identificação de linhagens com auto potencial de crescimento e velocidade de crescimento. Estudos envolvendo a nutrição das aves também possibilitaram potencializar o crescimento e melhorar característica de interesse econômico como o rendimento de carcaça e maciez da carne. A profissionalização dos manejos durante o ciclo produtivo e implantação de instalações que permitam que as aves tenham uma resposta mais rápida através da oferta de um ambiente com temperatura, umidade, luminosidade, fornecimento de ração e água foram fatores cruciais para a evolução em termo de produtividade que os frangos tiveram nos últimos anos. 
Por tanto não são hormônios que fazem os frangos crescerem tão rápido e sim o esforço e trabalho continuo realizado por zootecnistas, veterinários e outras áreas profissionais em prol da oferta e alimento de qualidade a sociedade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal

BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

HETEROSE - Melhoramento Genético Animal