✅ BOVINOCULTURA | Efeito de Ambiente Permanente e Temporário

BOVINOCULTURA | Efeito de Ambiente Permanente e Temporário







Introdução

    O desenvolvimento ponderal dos animais domésticos é influenciado por um componente genético que quantifica a variância genética aditiva e não aditiva dos genes e um componente ambiental regulado pela influência temporária ou permanente de meio ambiente.
    O ambiente materno também influência o crescimento do bezerro nas fases pré-natal e pós-natal, sendo que nesta a influência da mãe pode afetar o peso do bezerro até um ano de idade. Vale ressaltar que a tendência das respostas dos animais se associadas ao ambiente podem ser negativamente, às médias fenotípicas nos ambientes de menor qualidade e, positivamente, às médias nos ambientes de maior qualidade. Nos ambientes de qualidade intermediária, não há nenhuma tendência definida de associação entre a média fenotípica e a resposta dos animais. Desses resultados, conclui-se que o ambiente de seleção condiciona os resultados do processo de melhoramento.

Efeito de ambiente permanente 

    O efeito de ambiente permanente é aquele que efeito que o animal vai carregar por toda sua vida produtiva reprodutiva, indicando ocasiões ocorridas que não poderão ser alteradas ao longo do tempo, ou seja, vai perseguir o animal a vida toda.
    Este efeito é decorrente de incidentes que afetam a produção (bezerro) de uma mesma vaca, como por exemplo, a ocorrência de mastite, acidentes no úbere ou sequelas de alguma doença, entre outros. Ainda de acordo com o modelo de regressão de efeitos fixos decorre do fato de que, embora o intercepto possa diferir entre indivíduos, cada intercepto individual não se altera ao longo do tempo, ou seja, é invariante no tempo.

Efeito de ambiente temporário

    O efeitos de ambiente temporário são incidentes que afetam por um curto espaço de tempo ou relativamente persistentes, especialmente incidentes ligados aos recursos naturais, como clima, topografia, vegetação e solo. Estes incidentes podem influenciar a qualidade da carne, do leite, aumentar o tempo para que o animal chegue ao peso ideal para abate e todos esses podem ser influenciados pelo efeito aleatório de disponibilidade de forragem, atuando diretamente sobre a eficiência dos sistemas de produção de carne bovina.

Conclusão

    As progênies de um mesmo reprodutor podem não repetir o desempenho dos pais, caso sejam criadas em microrregiões ou fazendas diferentes, evidenciando a necessidade de cuidados na compra de reprodutores e, ou, sêmen, em razão da existência de interação genótipo x ambiente (Nobre et al., 1987).
    O mérito genético de um animal, seja ele avaliado pelo próprio desempenho seja pelo desempenho de sua progênie, pode ser influenciado de forma significativa por mudanças no ambiente de criação.
Portanto, não fique para trás. A pecuária de corte por si só já é muito lenta! Fique atento as condições ambientais da sua fazenda e se elas possibilitam que seus animais expressem seu potencial genético.

O ambiente pode proporcionar o desempenho diferente para uma mesma característica, em dois ambientes diferentes, como se fossem características distintas, mas com correlações genéticas entre elas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal

BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

HETEROSE - Melhoramento Genético Animal