Maciez da carne em bovinos da raça Nelore



     Quando falamos de carne o Brasil está entre os maiores produtores, exportadores e é dono do segundo maior rebanho do mundo, chegando a aproximadamente 250 milhões de bovinos, porém a remuneração obtida pela carne brasileiro ainda é relativamente baixa. Esse fato pode ser atribuído à menor maciez observada na carne de animais zebuínos, que representam a maior parte do rebanho nacional, isso quando comparamos à carne de animais taurinos. Com o intuito de melhorar esta característica, pesquisas já vem sendo realizadas avaliando zebuínos e os resultados demonstram que existe variabilidade para maciez da carne dentro da raça Nelore. A característica possui uma herdabilidade moderada, sendo assim, a característica pode ser explorada em programas de melhoramento genético (Sainzet al., 2005). 


     Para obter melhores resultados na seleção de bovinos que possuam a característica de maciez da carne é necessário oferecer aos bovinos condições  favoráveis no ambiente de criação, como pastagens que atendam as exigência nutricional, taxa de lotação dos piquetes adequada, evitando a competição por alimento e suplementação mineral no período seco para suprir o baixo valor nutricional da pastagem nesse período. Pois a alimentação adequada está relacionada com a diminuição da idade de abate e a deposição de gordura, tanto de cobertura como entremeada. Influenciando na maciez, no sabor da carne e na capacidade de evitar o resfriamento rápido da carcaça, evitando assim o encurtamento das fibras musculares que torna a carne menos macia. 

     Atentando-se a estes pontos importantes a seleção dos animais com potencial para produção de carne macia será realizada com maior eficiência. Visto que a característica de maciez da carne é de suma importância devido à relevância dada pelos consumidores do mercado externo e a crescente procura da carne macia pelo mercado interno, que por consequência melhora a remuneração dos pecuaristas. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal

BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

AVICULTURA | Carne de Frango tem Hormônio?