CERTIFICADO ESPECIAL DE IDENTIFICAÇÃO E PRODUÇÃO (CEIP)



  O CEIP é o Certificado Especial de Identificação e Produção ele é emitido para touros jovens e novinhos, participantes de programa de melhoramento genético, que possuem capacidade comprovada para aumentar a produtividade dos rebanhos brasileiros, com garantia para os pecuaristas, uma vez que com o CEIP eles têm certeza de adquirirem animais com genética de qualidade comprovada pelas fazendas participantes do programa, com a chancela do governo federal. 
  Este selo é concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Para se credenciarem ao CEIP, os programas de melhoramento genético precisam cumprir uma série de exigências técnicas estipuladas pelo MAPA e apenas os 20% melhores animais de cada safra podem ser credenciados, sendo animais sem defeitos e que têm expressado no fenótipo o que está descrito em seu genótipo. Os produtos com CEIP têm tratamento fiscal idêntico aos animais puros.
 Vale ressaltar que mesmo o pecuarista brasileiro contando com genética de primeira linha para aumentar a taxa de desfrute do rebanho, no momento da aquisição dos touros melhoradores ele deve fazer avaliações importantes, como saber quais os critérios utilizados nas avaliações genéticas, se os touros são provados a campo, quais os índices produtivos dos animais e se adéquam a suas necessidades, compromisso do fornecedor com os resultados produtivos e características informadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A utilização da herdabilidade no melhoramento genético animal

BOVINOCULTURA | Rendimento de carcaça

AVICULTURA | Carne de Frango tem Hormônio?